fbpx

Posts

Retrofit, uma tendência que requer cuidados

O que é Retrofit ?

Retrofit é o processo de revitalização de casas ou edifícios. Mais do que uma reforma, ele engloba ações de modernização e readequação de instalações.

O grande objetivo do retrofit é preservar o que há de bom no local existente, readequá-la aos padrões atuais e consequentemente, aumentar a vida útil do imóvel.


antes-e-depois-03

Retrofit da fachada de uma edificação antiga: trabalho de pintura e iluminação foi feito para valorizar o edifício.

Na construção a arte de retrofitar é a busca do renascimento, para preservação da memória e da história.

Na maior parte dos casos, o retrofit acaba saindo mais caro do que derrubar o antigo edifício e construir um novo, mas quando se trata de preservar o patrimônio histórico o custo é deixado de lado.

Mas não confunda o que é retrofit com o que é restauração ou uma reforma comum. Na primeira, todo o imóvel passa por modificações, mantendo a arquitetura, mas renovando suas estruturas. A restauração, no entanto, não moderniza o projeto, ela apenas o devolve ao estado original. Já na reforma, não existe nenhum compromisso com as características originais da edificação.

O retrofit une as duas técnicas. As principais áreas de preocupação do retrofit verde são iluminação, conservação de água, climatização, preservação da fachada e eficiência energética.

Assim, o retrofit surge como uma solução para edifícios abandonados ou de péssimas condições de utilização, preservando o patrimônio histórico e dando vida adequadamente aos antigos espaço

As etapas de uma obra de retrofit são: demolição controlada, reforço de estrutura, fechamento, acabamentos, substituição e modernização de elétrica, telefonia e dados, hidráulica e ar condicionado, piso elevado e, por fim, a fachada.

 


Refrofit e os cuidados com as pragas urbanas

Alguns cuidados devem ser tomados nos projetos e obras que utilizam o conceito de RETROFIT, segundo o Biólogo e Entomologista Urbano, especialista em Saúde Pública, Dr. André Luís Fernandes, nos explica.

“Os principais problemas em um projeto de retrofit estão diretamente relacionados aos cupins, que muitas vezes já presentes silenciosamente na obra, passam desapercebidos até a conclusão do projeto. É muito importante, principalmente antes do início das obras, o acompanhamento técnico da TECPRAG, utilizando o programa GIP ARQUITETURA, para evitar dores de cabeça e custos posteriores a entrega do projeto”, explica André Luís Fernandes, responsável técnico da TECPRAG.

Ainda segundo o biólogo André Luís Fernandes, os cupins são os principais vilões da área de arquitetura, pois causam prejuízos e danos ao imóvel. Nos últimos anos com a expansão imobiliária, se tornou comum em empreendimentos imobiliários com menos de 1 ano, apresentarem sérios problemas com cupins e outras pragas. O programa GIP ARQUITETURA foi desenvolvido justamente para atender a essas necessidades e trazer soluções inovadoras ao setor

A TECPRAG auxilia consumidores, arquitetos, decoradores, engenheiros e demais profissionais através de levantamento técnico dos projetos e prevenção contínua das pragas urbanas, eliminando futuros problemas com pragas.

O biólogo alerta também para o fato de que o imóvel que será alvo do retrofit pode estar infestado de pulgas e carrapatos, pois muito desses locais são antigos e estão fechados a algum tempo, animais como ratos, gatos e pombos podem habitar o local nesse tempo, fazendo com que ele se contamine com essas pragas.

Os engenheiros e arquitetos devem atentar também para os entulhos das obras e terrenos baldios próximos ao terreno, que podem abrigar ratos, baratas, aranhas, cobras e escorpiões. Deve haver um tratamento prévio no local para evitar infestações dessas pragas, muito comuns nos canteiros de obras.

No vídeo abaixo André Luís Fernandes detalha um caso de cupins em um ambiente “retrofitado”.


Desenvolvemos projetos corretivos e preventivos no controle de pragas para arquitetura, atendendo empresas e residências.

Na área de arquitetura e construção, desenvolvemos projetos preventivos contra cupins subterrâneos através de tratamento de solo interno das edificações, contra cupins de madeira seca e tratamento de madeiras de demolição. Além da desinsetização e o controle de roedores nas obras em andamento ou entregues.

cupim residencia

A infestação de cupins normalmente ocorre de forma silenciosa, e quando o proprietário do imóvel percebe, eles já estão instalados na construção.


Precisando de Controle de Pragas para seu projeto de arquitetura?

O Programa GIP Arquitetura é destinado a arquitetos, engenheiros, decoradores, design de interiores e consumidores finais, com o objetivo de solucionar os problemas causados pelas pragas urbanas antes, durante e após a execução da obra .O programa atende todas as legislações exigidas pelo setor e é coordenado pelo biólogo, entomologista urbano e especialista em saúde pública, André Luis Fernandes, responsável técnico da TECPRAG.

campinas-decor-20174-gip-arquitetura-controle-de-pragas-cupins


Quer saber mais sobre a controle de pragas para arquitetura e construção?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento TECPRAG. Nosso especialista irá analisar o seu projeto e encontrar a melhor solução para o controle de pragas em sua obra em andamento ou já concluída !

 

 

André Luís Fernandes é biólogo com especialização em Entomologia Urbana e Saúde Pública, Responsável Técnico da empresa TECPRAG, membro da Sociedade Brasileira Sobre Vetores e Pragas Sinantrópicas (SBVP), da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), da National Pest Manegement Association (USA), entre outras instituições. Atuou como Congressista e Palestrante em diversos eventos da área e idealizou o programa GIP TECPRAG - Gerenciamento Integrado de Pragas.