fbpx

Pragas Urbanas

Cupim

Cupins: campeões em destruir e causar prejuízos!

Cupins são os famosos insetos destruidores e causadores de prejuízos, que comem madeira e podem até causar incêndios, porém esses pequenos invasores destroem muito mais do que você imagina! Existem 2 espécies de cupim: os que vivem nas madeiras secas, que vemos atacando nossos móveis, e os subterrâneos, que podem destruir prédios e casas!

Estima-se que os cupins causam bilhões de prejuízos por ano no mundo todo. O inseto se alimenta de celulose e busca seus nutrientes em materiais como madeira, papel, livros, carpetes, papel de parede e móveis.

A espécie subterrânea percorre fiações elétricas, e quando chegam ao conduíte produzem uma substância ácida que com o tempo deteriora o cabeamento. Em outras palavras, a praga contribui para o risco de curtos-circuitos na rede, causa comum para incêndios em edificações. E o  problema se agrava pois muitas pessoas usam querosene para tentar eliminar cupins, o que pode ser um erro fatal.

Os cupins vivem em uma sociedade complexa como as formigas e abelhas, e fazem suas colônias em lugares escuros e úmidos, pois são animais muito sensíveis. A prevenção dessa praga consiste em evitar criar ambientes que sirvam de ninho para os cupins e eliminar os insetos já existentes na área.

Basta um objeto de madeira desprotegido e um pequeno buraco para criar uma enorme infestação

Os cupins invadem os ambientes por meio de objetos que já estão infestados adicionados o local ou por meio de frestas e buracos que servem de entrada para os insetos que estão no exterior.

A vedação de frestas e quaisquer tipo de entradas em paredes, portas e pisos já é uma eficiente técnica de prevenção contra os cupins. Porém não é o suficiente, quando a praga toma conhecimento de uma fonte de alimento, a colônia não desiste tão fácil.

É preciso contar com profissionais para realizar o controle e erradicação dos cupins em áreas sujeitas ao ataque dessa praga, que pode gerar prejuízos de milhões de reais das mais diversas maneiras.

Fatos e Curiosidades sobre os cupins

Os cupins são temidos e evitados, porém possuem um estilo de vida intrigante. Veja agora alguns fatos sobre essa praga:

  • As sociedades dos cupins são formadas por operários, soldados, reis e rainhas. Os operários e soldados são estéreis. Enquanto os primeiros auxiliam na manutenção do cupinzeiro e alimentação das ninfas, os segundos ajudam na sua segurança.
  •  O rei e a rainha são o casal reprodutor. O cupim rei não morre após a fecundação e consegue fecundar a rainha inúmeras vezes. Durante a gestação, o abdômen da rainha cresce bastante, mudando o seu aspecto.
  • O pozinho que costumamos encontrar debaixo dos móveis não é serragem, mas cocô de cupim.
  • Existem aproximadamente 2800 espécies de cupins catalogadas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Contudo, esses animais causam bilhões de dólares de prejuízo por ano no mundo.
  • No Brasil os três principais grupos que causam danos são: Os arbóreos, os subterrâneos e os de madeira seca.
  • Quando é estabelecido o local do cupinzeiro, os cupins saem atrás de alimentos pelos túneis criados pelos próprios operários no chão, paredes, pisos, entre outros. Deste modo criando até milhares de galerias, e ainda com casos onde podem chegar nos 50 metros.

Os cupins são muito interessantes, mas com certeza é melhor conhecê-los de longe. Para evitar e lidar com infestações desses insetos é preciso contra com ajuda profissional

Informações técnicas sobre os cupins:

Cupins

Espécie: Isoptera
Tamanho: 1 a 2,5 cm
Peso: cerca de 3 a 5 mg
Ciclo de Vida: de 1 a 20 anos
Ninhada/dia: 1
Quantidade: 4 a 5 mil ovos

Pragas Urbanas details