fbpx

Pragas Urbanas

Baratas

Baratas, além de repulsiva elas causam muitas doenças !

Como tudo na natureza, as baratas desempenham um papel importante de reciclagem. Um dado importante é que de milhares de espécies existentes, apenas 30 são consideradas pragas urbanas.

Quando você ouve falar que são pré-históricas, pode acreditar! Desde a época dos dinossauros elas colonizaram todos os ambientes habitáveis que puderam encontrar.

As baratas são uns dos insetos mais tenazes e resistentes do planeta, dizem que resistiriam até a um ataque nuclear, mas isso é mentira. Tudo indica que esse mito tenha nascido na década de 1960, com o relato nunca confirmado de que baratas teriam sobrevivido às bombas atômicas jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Mas uma coisa é fato: baratas são mais resistentes que os humanos e podemos dizer que quase todos os outros animais não-insetos. Além do tamanho diminuto, a bichinha se vira muito bem em um ambiente hostil. Ela come matéria em decomposição e pode viver sem cabeça por algumas semanas.

Acesso, água, abrigo e alimento são os 4 fatores que mantém as baratas vivas !

As baratas se alimentam basicamente de qualquer lixo orgânico que encontram nas casas, empresas e comercios, como restos de comida, plantas murchas, animais em decomposição, etc. A lista é longa, melhor a gente parar por aqui, pois o restante não é nem um pouco atraente!

Como as baratas habitam esgotos e outros ambientes insalubres nos centros urbanos, elas sempre tiveram a fama de repulsivas.

Todo mundo sabe que as baratas convivem com lixo e SIM, as baratas transmitem doenças, por isso muito mais perigosas que nogentas.

Quando você avista apenas uma em sua casa é sinal que já existe uma infestação muito maior no ambiente.

Fatos e Curiosidades sobre as baratas

As baratas são pequenas invasoras sujas que quando aparecem (e sim, cedo ou tarde elas vão aparecer) e causam pavor a todos que se deparam com elas, mas tenho certeza que você nunca iria imaginar essas informações sobre esses insetos :
      • Baratas sobrevivem mesmo se suas cabeças são arrancadas. Elas vivem cerca de uma semana, até que morrem de fome por não conseguirem se alimentar;
      • Segundo especialistas, as baratas são tão antigas quanto os dinossauros Registros afirmam que o fóssil mais antigo de barata é de 200 milhões de anos;
      • Baratas conseguem correr tanto, que se tivessem o tamanho de um ser humano, seriam capazes de atingir a velocidade de 320 km/h em poucos instantes;
      • Baratas formam grupos e vivem em bairros;
      • Elas têm a capacidade de se sentir sozinhas  e se a solidão durar muito tempo, podem acabar adoecendo
      • Baratas são tão complexas que têm distintas personalidades;
      • Duas baratas podem procriar até cem mil filhotes em apenas um ano;
      • As baratas comem de tudo: cola, papel, cadáveres, fezes e restos de alimentos, mas um dos produtos preferidos é a cerveja;
      • Os cupins são um tipo de barata;
      • Além de transmitir doenças, essas criaturas mordem, para se alimentar, elas chegam a abocanhar dedos, palmas das mãos e solas dos pés de pessoas que estejam dormindo;
      • As crianças, aliás, são os alvos mais fáceis das baratas pois elas atacam mais à noite e os pequenos costumam ter sono pesado;
      • Baratas soltam muito pum;

 


As baratas são chocantes e bem parecidas conosco, mas não são nossas amigas. Elas transmitem uma série de doenças que podem causar sequelas e óbito, por isso é necessário realizar desinsetizações periódicas para se proteger!

Pragas Urbanas details