fbpx

Pragas Urbanas

Carrapato

Carrapatos: uma ameaça aos bichinhos e aos humanos!

Carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue dos mamíferos em que se hospedam, essa praga fica instalada sob a pele dos animais e prefere atacar seres vivos que possuam pelos como cães e gatos, para ficarem protegidos de ameaças. Os carrapatos “mordem‘ para sugar o sangue, nesse processo inúmeros microrganismos perigosos presentes na saliva do parasita são transmitidos para o hospedeiro.

Esses microrganismos são vírus, bactérias e fungos responsáveis por inúmeras enfermidades extremamente perigosas. Essas doenças podem se passar tão despercebidas quanto a invasão do parasita, sendo notadas apenas quando alcançam um estágio crítico.

A “doença do carrapato” é altamente fatal para os animais de estimação, a infecção é causada por hemoparasitas que atacam o sangue do animal e rapidamente levam à morte.

Os carrapatos são altamente perigosos por sua mortalidade e por sua infestação, essa praga se instala totalmente no ambiente de forma a não ser encontrada. Isso dificulta muito o combate, fazendo com que os parasitas se reproduzam cada vez mais e dificultem cumulativamente o combate.

Como se livrar dos carrapatos?

Os carrapatos sugam sangue para se alimentarem, os carrapatos que sugam uma quantidade maior de sangue são as fêmeas, que utilizam o material para nutrir seus ovos. Ao eclodirem, as larvas já necessitam de um hospedeiro para sobreviver e atacam os animais do ambiente, repetindo o ciclo interminavelmente.

Uma das formas de se combater os carrapatos é com medicamentos ingeridos pelos hospedeiros, que torna o sangue tóxico para os parasitas. Porém este método não é totalmente eficaz, tendo em vista que os ovos depositados pelo ambiente ainda permanecem intactos.

É necessário contar com um método de controle de pragas efetivo e direcionado para a solução desse problema, pois os carrapatos são uma das das pragas com maior capacidade de sobreviver a adversidades. Com o combate profissional, esses parasitas são eliminados e repelidos, prevenindo o ressurgimento com o tempo.

Fatos e Curiosidades sobre os carrapatos

Esses parasitas grotescos e perigosos causam espanto e nos faz manter distância quase que automaticamente, mas para combatê-los de forma totalmente eficaz é preciso conhecê-los um pouco mais. Confira agora algumas curiosidades sobre os carrapatos:

  • Os carrapatos conseguem andar até 2 Km em busca de um hospedeiro.
  • Alimentando-se do sangue de um humano ou animal doente, e em seguida, chupando o sangue de outro humano ou animal, os carrapatos podem transmitir diversas doenças.
  • Existem cerca de 800 espécies de carrapatos que encontram-se espalhadas por todo o planeta Terra.
  • Os carrapatos podem transmitir diversas doenças, dentre as quais duas têm maior importância: Febre Maculosa e Doença de Lyme.
  • Registros fósseis sugerem que esses parasitas existem há pelo menos 900 milhões de anos.
  • Carrapatos são parasitas hematófagos, ou seja, animais que se alimentam de sangue. Os hematófagos mais conhecidos são o piolho, a pulga e o pernilongo.
  • Os carrapatos só perdem para os mosquitos entre os maiores transmissores de doenças para os seres humanos.
  • Carrapatos são extremamente resistentes. Podem passar semanas sem se alimentar (algumas espécies conseguem ficar até um ano).

É preciso prevenir e combater os carrapatos de maneira concisa e eficaz , para garantir a saúde tanto doa animais de estimação quanto dos humanos de todos os ambientes. Para repelir totalmente esses parasitas deve-se contar com auxílio profissional especializado.

Informações técnicas sobre os caramujos:

Espécie: Ixodoidea
Tamanho: cerca de 0,96 cm
Peso: 0,3 a 0,5 g
Ciclo de Vida: 21 dias
Ninhada/vida: 2 a 4
Quantidade: 5.000ovos

Pragas Urbanas details