fbpx

Pragas Urbanas

Pulga

Pulgas: um dos parasitas mais temidos!

As pulgas são parasitas que se alimentam majoritariamente de sangue de mamíferos e vivem agarradas aos seus corpos. As pulgas são uma das piores pragas no quesito de infestação, pois invadem todo o ambiente dificultando muito a erradicação dos parasitas nos pets.

A infestação de pulgas gera vários transtornos, principalmente para a saúde animal. Ainda que também possa criar graves problemas para os humanos, as pulgas são potencialmente perigosas aos bichos, pois ao se alimentarem deixam na pele do animal secreções e microrganismos que causam verminoses, dermatites e infecções.

Principalmente em filhotes, as pulgas podem gerar um grave quadro de anemia que pode levar à morte. Pois os pets não possuem um grande volume de sangue e de recuperação do sangue perdido.

Muitas vezes as pulgas só são notadas quando há uma infestação desesperadora, pois o parasita vive escondido e sua presença cria sinais pouco perceptíveis a um olhar desatento. Muitas vezes, o único indicador da aparição das pulgão são os sintomas nos pets como coceira e irritação na pele.

É estritamente necessário possuir meios de prevenção contra as pulgas, pois esses parasitas representam um risco real de gerar graves doenças e lesões. A prevenção deve ser enfatizada principalmente pela difícil constatação da presença da praga.

Poeira e falta de atenção: a combinação perfeita para as pulgas

As pulgas preferem ambientes com pouca circulação e com bastante sujeira para se instalar, esses ambientes podem ser interiores de móveis ou até mesmo salas vazias. As pulgas se alimentam de qualquer resto orgânico até alcançarem a fase adulta e começarem a se alimentar de sangue. Nesse período de amadurecimento, as pulgas dificilmente são notadas.

Isso faz com que, ao alcançarem a maturidade necessária, todas as pulgas infestem o ambiente quase simultaneamente, causando uma situação desesperadora e perigosa. As pulgas são conhecidas por pular, essa característica é fundamental para notar a presença desses parasitas pois quando se avista um pontinho preto pulando, já se pode ter noção do que está acontecendo.

O meio de prevenção contra as pulgas é a Despulização, o controle de pragas direcionado para afastar e eliminar esses parasitas do ambiente de maneira eficaz e segura. E deve ser realizado para garantir segurança aos ambientes e aos pets, que sofrem muito quando atacados por pulgas

Fatos e Curiosidades sobre as pulgas

Esses parasitas geram enormes problemas e dores de cabeça quando encontrados em casa. Porém, as pulgas podem ser mais interessantes do que você imagina! Confira agora algumas curiosidades sobre as pulgas:

  • Elas podem pular até 30 cm de altura, o que é cerca de 200 vezes o próprio tamanho!
  • 95% das pulgas estão fora do corpo do animal.
  • Elas podem sobreviver até 3 meses sem uma refeição de sangue, e suas larvas até 12 meses.
  • Uma única fêmea consegue produzir 420 ovos em apenas 1 mês.
  • O ciclo completo de vida da pulga é de 3 a 4 semanas, as pulgas vivem no animal por mais de 3 meses.
  • Caso alguma pulga seja ingerida acidentalmente, ela será levada diretamente para o intestino na forma infectante do Dipylidium caninum, ela será um verme bastante semelhante à solitária do ser humano.
  • É comum dizer que a maioria das pulgas estão no ambiente onde o animal vive. Pois, mesmo que contaminem o animal durante um passeio, é dentro das casas que elas encontram um ambiente ideal para se proliferar.

As pulgas são muito perigosas e criam infestações graves, é indispensável possuir métodos eficazes de prevenção para lidar com esses parasitas. O controle de pragas deve ser realizado periodicamente no ambiente para proteger as pessoas e animais presentes.

Informações técnicas sobre as pulgas:

Pulgas

Espécie: Siphonaptera
Tamanho: 3 a 4 mm
Peso cerca de 0,93 mg
Ciclo de Vida: 3 a 4 semanas
Ninhada/mês: 1
Quantidade: 1.050

Pragas Urbanas details