fbpx

Pragas Urbanas

Mosca

Moscas: um risco para você e seus pets!

Irritantes e repugnantes, as moscas são insetos presentes em quase todo o planeta Terra. Com uma função importante e repulsiva, elas desempenham o papel de lidar com todo o resto orgânico dos outros animais, como dejetos e cadáveres.

No meio urbano, as moscas não cumprem nenhuma atividade vital, esses insetos vivem em meio às lixeiras, esgotos e fezes se alimentando e reproduzindo cada vez mais. Por conta desses hábitos, as moscas carregam parasitas, fungos, bactérias e vírus em seus corpos, isso faz delas vetores de inúmeras doenças e patologias.

As moscas buscam materiais orgânicos para depositar seus ovos, a fim de que quando eles eclodam possam utilizar o que está em volta como alimento. Muitas vezes os insetos colocam seus ovos para desempenhar essa função na pele de humanos e animais domésticos.

Por esse fato biológico e o constante contato com materiais em decomposição, as moscas são um enorme risco para a segurança e saúde humana. Por sua busca incessável por alimento, elas invadem cozinhas e dispensas podendo contaminar a comida de centenas de pessoas de uma só vez.

Algumas enfermidades ocasionada pelas mocas são a Pneumonia e uma série de infecções no trato digestivo, que podem levar a complicações graves e sequelas permanentes.

Todas as brechas são perfeitas para as moscas!

As moscas possuem uma disposição de lentes em seus olhos que as possibilitam enxergar em 360°, isso significa que o inseto consegue identificar as mais escondidas brechas para invadir um ambiente onde possa encontrar alimento.

Por essa mesma característica, é difícil espantar a praga após a entrada. Por isso é preciso contar com barreiras e meios de prevenção contra esses insetos. Restaurantes, mercados e outros estabelecimentos que lidam com alimentos contam com cortinas e outras técnicas próprias para evitar o contato das moscas com os alimentos, mas essa técnica não oferece segurança total.

Muitas vezes na brecha de tempo em que uma pessoa abre a barreira para pegar o material, as moscas conseguem entrar rapidamente e acabam presas para dentro quando a barreira se fecha novamente. Essa situação cria uma contaminação ainda mais grave e imperceptível.

É necessário possuir um sistema de prevenção eficiente e inteligente contra as moscas, para que elas não possam sequer se aproximar do ambiente para atacar os alimentos. O controle de pragas deve ser realizado de maneira direcionada para acabar com o problema de forma segura e eficaz.

Fatos e Curiosidades sobre as moscas

Moscas causam tanto pavor que nem ao menos buscamos informações sobre esses insetos sujos. Mas, surpreendentemente, essa praga possui características interessantes. Veja alguns fatos sobre as moscas:

  • Alguns pesquisadores suspeitam que as moscas tenham surgido há mais de 60 milhões de anos, durante a época da extinção dos dinossauros.
  • Existem cerca de 150 mil espécies de moscas. As mais comuns são a mutuca, a mosca-varejeira, a mosca-das-frutas e a mosca doméstica.
  • Durante o voo, as moscas atingem, no máximo, 8 km/h, apesar de suas asas baterem 20 mil vezes por minuto.
  • Cada um dos dois olhos das moscas tem quatro mil lentes. Isso faz com que elas tenham um amplo ângulo de visão, com acesso visual instantâneo a todas as direções.
  • As moscas esfregam as patas para limpá-las. As patas possuem receptores de aroma e sabor que precisam estar limpos para que a mosca possa “reconhecer” novos alimentos.
  • Moscas são mais ativas durante o dia.

Essas curiosidades não mascaram o perigo que as moscas representam, é preciso ter cuidado e tomar medidas de prevenção contra esses pavorosos insetos que invadem o nosso cotidiano.

Informações técnicas sobre as moscas:

Moscas

Espécie: Musca domestica
Tamanho: 0,6 a 0,7 cm
Peso:  1 mg
Ciclo de Vida: 28 dias
Ninhada/mês: 6
Quantidade: 100 a 150 ovos

Pragas Urbanas details