fbpx

Pragas Urbanas

Ratos

Ratos: o meio de transporte de mais de 35 doenças!

Os ratos são invasores comuns das residências, por sua destreza e pequeno tamanho, conseguem entrar e se alojar com facilidade nos mais diversos tipos de  ambientes e passar por muito tempo despercebidos, enquanto se alimentam à vontade.

Os ratos são animais muito inteligentes e se adaptaram totalmente ao comportamento humano, conseguem observar e aprender os melhores horários para atacar alimentos e podem até aprender a desviar de armadilhas!

Por mais que possuam um raciocínio excepcional, esses roedores carregam consigo mais de 35 doenças que podem contaminar os humanos. Essas doenças vêm de vírus, fungos e bactérias que vivem no corpo dos ratos e se espalham por onde a praga passa.

Algumas doenças transmitida por ratos, como a Leptospirose, Salmonelose, Hantavirose e Peste Bubônica são potencialmente letais quando não tratadas com urgência.

As enfermidades provenientes dos ratos infectam os humanos por meio do contato com excrementos dos roedores ou com alimentos e superfícies contaminadas.

Uma pequena entrada e falta de atenção: porta de entrada para dezenas de ratos.

Essa praga vive em busca de alimento, que pode ser desde restos de comida até lixo e sujeiras de telhado. Uma pequena brecha que faça os ratos se sentirem confortáveis para entrar é o suficiente para começar uma grave infestação.

Os ratos se reproduzem rapidamente, em cerca de poucas semanas um ninho de ratos pode ser formado no ambiente e dar início a um ciclo de infestação cada vez maior.

Os ratos gostam de ambientes escuros, sujos e bagunçados onde possam construir ninhos e se esconder tranquilamente durante o dia. Eles saem em busca de alimento pela noite, vasculhando cozinhas e lixeiras em busca de qualquer material orgânico.

Fatos e Curiosidades sobre os ratos

Os ratos são seres muito nojentos e irritantes, porém também muito intrigantes. Conheça agora alguns fatos sobre esses roedores que você com certeza nunca imaginou:

  • Os ratos são animais sociais, possuem própria forma de se organizar e de se comunicar. Possuem personalidades diferentes um dos outros e características próprias de machos e de fêmeas.
  • Os ratos são animais inteligentes que precisam e estimulação mental, por isso quando estão em momentos de ócio eles gostam de construir ou destruir coisas. E sempre estão aprontando alguma coisa pois são extremamente energéticos e curiosos.
  • Para marcar território, deixam rastros de urina por onde passam. O que é um grande problema tendo em vista que a urina é u dos principais meio de contaminação da Leptospirose.
  • Esses roedores possuem uma incrível noção espacial, são capazes de encontrar novos caminhos, criar atalhos e aprender movimentações diferentes.
  • Os dentes dos ratos não param de crescer, por isso eles precisam desgastá-los durante a vida toda. E para isso, buscam objetos duros por onde passam para roer e se aliviar.
  • 95% do código genético dos ratos é igual ao dos humanos. E é por isso que esses roedores são utilizados para testes laboratoriais.
  • Uma rata fêmea pode dar à luz a 200 filhotes em apenas um ano

Apesar de parecidos com o humanos, os ratos são um enorme perigo para a nossa saúde. Por isso é essencial realizar o controle de pragas eficiente e periódico para se proteger das dezenas de letais doenças que esses roedores carregam.

Informações técnicas sobre os ratos:

Ratos

Espécie: Rattus Rattus
Tamanho: 16 a 21 cm (cabeça e corpo) 10 a 25 cm de cauda
Peso: 80 – 300 g
Ciclo de Vida: 18 meses
Ninhada/Ano: 6 – 8 (aprox.)
Quantidade: 6 – 8 filhotes

Pragas Urbanas details