fbpx

Pragas Urbanas

Escorpião

Escorpiões: os animais peçonhentos que poucos conhecem

Os escorpiões são aracnídeos venenosos que causam milhões de acidentes todos os anos pelo mundo e centenas de milhares de óbitos. Por mais que esse animal apresente esses chocantes dados, são poucas as pessoas que sabem o quão próxima essa perigosa praga está de todos nós.

Os escorpiões são criaturas peçonhentas de hábitos noturnos, que buscam viver em locais escondidos e bagunçados e se alimentam de insetos como baratas e grilos. Surpreendentemente, os escorpiões são criaturas pacíficas que só atacam quando se sentem ameaçados, mas por conta dos locais em que vive, são constantes os acidentes em que pessoas pisam ou se deparam com esses animais.

A picada dos escorpiões é altamente dolorosa e pode ser fatal, principalmente para crianças e idosos. Algumas espécies não apresentam um veneno altamente tóxico, porém não é possível distinguir a primeiro momento. É necessário o socorro imediato e atendimento médico para evitar letais complicações.

Os escorpiões medem entre 2 a 20 cm, porém, as espécies mais perigosas geralmente são as menores. Como o escorpião amarelo, que mede cerca de 7 cm.

O veneno dos escorpiões pode causar desde vermelhidão e irritação de pele até a morte, necrose e necessidade de amputação do membro.

Entulho e quintal bagunçado: um convite para os escorpiões

Os escorpiões vivem tranquilamente, por isso gostam de ambientes escuros e sujos onde possam permanecer sem serem incomodados. Entulhos, restos de construção e sujeiras em áreas externas são ambientes propícios para a aparição desses aracnídeos.

Quando esses ambientes são frequentados por pessoas, existe um risco enorme de acidentes evolvendo escorpiões acontecerem, pois os animais dificilmente são vistos antes do contato. Principalmente em quintais onde crianças brincam, existem uma infinidade de casos de picadas nessa situação.

É preciso ter cuidado redobrado ao lidar com qualquer situação parecida com essa em que há a possibilidade de existirem escorpiões. É preciso estar de luvas e botas adequadas que possam resistir a uma ferroada do animal.

Fatos e Curiosidades sobre os escorpiões

Os escorpiões possuem uma aparência amedrontadora, e com razão. Eles podem provocar inúmeros graves problemas. Porém, garanto que você não conhece essas informações sobre esses aracnídeos:

  • No mundo todos, existem cerca de 1.500 espécies de escorpião descobertas. Desse total, 30 apresentam riscos para a saúde humana, como veneno altamente tóxico e ferroadas infectadas.
  • Apesar de variadas espécies, os escorpiões produzem um único tipo de veneno. Apenas 1um tipo de soro é eficaz para realizar o tratamento após a picada.
  • Esses aracnídeos existem há mais de 400 milhões de anos! Com tamanhos gigantescos, os escorpiões pré-históricos viveram juntos aos dinossauros e possuíam variações aquáticas.
  • Quando submetidos a luz ultravioleta, os escorpiões brilham independentemente da cor de seus corpos. Cientistas dizem que eles sentem os raios UV com o corpo todo, o que os faz “enxergar” não só com os olhos.
  • Na natureza, esses aracnídeos vivem de 2 a 10 anos. Porém, quando mantidos em cativeiro, os animais podem viver até 25 anos, por conta da falta de stress e risco predatório.
  • Após o nascimento, os escorpiões vivem agarrados nas costas de sua mãe até estarem preparados para se alimentarem sozinhos, que é depois de sua primeira troca de exoesqueleto.

Os escorpiões são muito curiosos, porém também são muito perigosos. É preciso realizar o controle periódico de aracnídeos nos ambientes para evitar o surgimento desse animal e garantir a segurança de todas as pessoas que frequentam o local.

Informações técnicas sobre os escorpiões:

Escorpiões

Espécie: Scorpiones
Tamanho: 2 a 20 cm
Peso: 20 a 25 g
Ciclo de Vida: cerca de 4 a 5 anos
Ninhada/ano: 1
Quantidade: cerca de 20 filhotes

Pragas Urbanas details