Formiga
Formigas: de aparência inofensiva, são piores do que baratas!
As formigas, mesmo não sendo vistas, estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Esses insetos vivem em busca de alimento e conseguem invadir todos os espaços por conta de seu pequeno tamanho, que possibilita a intrusão sem serem percebidas.
Uma característica das formigas pouco conhecida é que elas são viajantes, percorrem longas distâncias em busca de alimento para sustentar a colônia. Nesses caminhos, passam por lugares como lixeiras, esgotos, bueiros, ralos e outros ambientes sujos e cheios de doenças, que usam os insetos como meio de transporte para se disseminar.
Microrganismos como vírus, bactérias e fungos se alojam nas patas e corpo das formigas e se alastram por todo o caminho em que andam. Isso faz das formigas uma das pragas com maior potencial de disseminar doenças, carregando as enfermidades para dentro das residências.
Uma das mais graves doenças disseminadas pelas formigas é a Tuberculose, infecção contagiosa grave que afeta os pulmões de maneira fatal e requer tratamento intensivo.
Outras patologias são a Lepra, Verminoses, Infecções Alimentares, Vômitos e Diarreia. Muitas vezes as formigas são avistadas e ignoradas, o problema só é notado quando os sintomas das doenças começam.
As menores invasoras de todas
Ditas por muitos como um dos poucos “insetos inofensivos“, as formigas e sua invasão podem gerar consequências fatais. Esse inseto vive em grandes colônias e possui habilidade de comunicação excepcional, o que faz delas capazes de buscar e aprender os melhores meios para invadir um ambiente em busca de alimento. As formigas buscam brechas e buracos para entrar e conseguem cavar pequenos túneis para facilitar o caminho.
Ao encontrar a fonte de comida, que pode ser encontrada em dispensas, cozinhas, lixos e locais com restos orgânicos, as formigas informam toda a sua colônia e iniciam a operação para roubar e estocar o máximo de mantimento possível. Nesse processo, carregam para dentro do ambiente todas as enfermidades que vivem em seus corpos.
Essa praga é inteligente e persistente, consegue contornar técnicas caseiras de combate e invadir o local por outros meios. Por isso, é preciso combate especializado contra as formigas para prevenir e eliminar de maneira e eficiente e segura esse inseto.
Fatos e Curiosidades sobre as formigas
Por mais que estejam presentes em quase todos os locais, as formigas são insetos que carregam muitos segredos. Seu estilo de vida possui muitas características intrigantes, conheça agora algumas curiosidades sobre as formigas:
- As formigas são capazes de levantar qualquer coisa que tenha até 50 vezes o seu peso.
- É o inseto com o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo.
- As formigas se comunicam por meio do olfato. Possuem 5 narizes diferentes.
- A formiga rainha sabe instintivamente que tipo de formiga o formigueiro precisa. Ela então seleciona que tipo de ovos vai colocar. Dessa maneira, nunca tem “formigas demais”.
- Os montinhos de terra solta que ficam em cima de formigueiros subterrâneos são os restos das escavações de túneis e câmaras feitas pelas formigas.
- Há cerca de 10.000.000.000.000 formigas vivas na Terra.
- Tal como a sociedade das abelhas, a das formigas é organizada por tarefas: a de obreira, de soldado, de operário e de rainha.
-
Os formigueiros de algumas espécies podem ter túneis de até 12 metros de profundidade.
Esses insetos vivem de uma maneira bem característica e curiosa, porém apresenta riscos para os humanos. É necessário prevenção profissionalizada para evitar as mazelas provocadas pela presença das formigas.
Informações técnicas sobre as formigas:
Formigas
Espécie: Formicidae
Tamanho: 0,6 a 2,5 cm
Peso: cerca de 3 mg
Ciclo de Vida: 10 semanas a 3 anos
Ninhada/semana: 1
Quantidade: 300 ovos