fbpx

Posts

Tudo sobre aranhas venenosas !

É crescente o atendimento em casas ou áreas comuns em condomínio com problemas frequentes com aranhas venenosas, geralmente ocorrem nas áreas internas das casas, vestiários, áreas de piscinas, saunas, etc.
A necessidade de atender ao crescimento das cidades, gera a transformação de áreas agrícolas em ambientes urbanizados. Hoje é comum observarmos em nossas cidades áreas que anteriormente eram usadas para o cultivo de plantas ou pela pecuária serem utilizadas para a construção de condomínios, com toda a infraestrutura necessária ao conforto e segurança dos moradores.

Toda essa transformação ou melhor essa urbanização acaba por gerar ambientes novos, criados pela atividade humana mas isso não garante que animais que viviam nesse ambiente sejam expulsos ou que não possam migrar de áreas perimetrais e encontrar dentro dos condomínios locais tranquilos para se alojarem, se instalando e obviamente gerando novos descendentes, aumentado a população interna.

aranhas-venenosas

Você sabia que o medo das aranhas faz elas parecerem bem maiores do que realmente são !?

Dentro desse contexto podemos citar vários animais que se utilizam dessa estratégia, contudo vamos das aranhas.

É crescente o atendimento em casas ou áreas comuns em condomínio com problemas frequentes com aranhas, geralmente ocorrem nas áreas internas das casas, vestiários, áreas de piscinas, saunas, etc.


Tipos de aranhas que ocorrem em Campinas e região

Aranha Armadeira (Phoneutria spp)

Cujo gênero apresenta ao menos oito espécies. Essa aranha tem o comportamento de se “armar” permanecendo sob as pernas traseiras levantando as pernas dianteiras ficando numa posição agressiva que indica que ela está irritada e pode atacar, geralmente para se defender.

Aranha Caranguejeira ou Tarântula

Essa aranha é menos frequente nas ocorrências porem em buscas ativas em condomínios da Região de Campinas – SP, essa aranha foi localizada. Elas se caracterizam por terem pernas longas com duas garras na ponta e corpo revestido de cerdas diferente das aranhas citadas anteriormente e podem ter tamanhos de 15 a 25 centímetros apesar do tamanho não apresentam risco de acidentes.

Aranha Tarântula (Lycosa erythrognatha) essa aranha também é conhecida como aranha de jardim, tem um coloração acinzentada é menor que a aranha armadeira, desloca-se com muita rapidez

Aranha Marrom (Loxosceles Spp)

São de tamanho de cerca de 3 a 4 cm com a coloração marrom, diferente das aranhas citadas anteriormente essa aranha tece teias irregulares. É comum migrarem no período noturno são muito mais ativas na primavera e verão. Como todos os animais noturnos (noctívagos ou noctâmbulos) durante o dia permanecem escondidas sob cascas de árvores, folhas secas, estruturas de madeira em áreas de paisagismo, internamente nas casas ficam atrás de móveis, porões, forros e em sótãos, garagens, casa de máquinas de piscinas, etc.


Outras espécies de aranhas

Outras aranhas podem ocorrer em nossas edificações principalmente as aranhas que tecem teias e ficam presas em beirais, estruturas de telhados, prateleiras de almoxarifados e demais locais onde esses aracnídeos escolhem para fazer suas teias. Geralmente esse tipo de aranha causa mais incomodo pela grande quantidade de teias que tecem do que por picadas, acabam por dar uma aspecto de falta de limpeza e manutenção nos locais uma vez que nessas teias, com o passar do tempo ficam aderidos poeira, fuligem, folhas secas, entre outros.

A Viúva Negra e o cinema.

Estrela de cinema, já protagonizou vários filmes, a Aranha Viúva-negra-americana (Latrodectus mactansé uma espécie de aranha da família dos teridiídeos, com cerca de 1 centímetro de comprimento distribuída por toda a América. O nome provém do comportamento que a fêmea apresenta de após a cópula, se alimentar do macho, que é muito menor que ela; sendo esse comportamento variável e algumas vezes o macho consegue escapar vivo. Essa aranha é de coloração negra brilhante, com uma mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície do abdômen.

Contudo, a viúva negra não ocorre no Brasil.


Acidentes com aranhas

Todas as aranhas tem a capacidade de picar pois possuem quelíceras (aparelho picador) e possuem peçonha (veneno). A grande maioria das aranhas não apresenta importância médica, sendo que no Brasil são apenas três que oferecem perigo, a aranha-marrom (Loxosceles), a armadeira (Phoneutria).

A picada de aranhas pode evoluir para quadros graves se não for tratada rapidamente, então muito cuidado !

Os adultos devem dar atenção às crianças quando ocorrer delas virem reclamar que foram picadas, geralmente os adultos não imaginam que a picada possa ter sido feita por um animal peçonhento cujo veneno pode agravar o quadro clinico dentro de algum minutos.

Por mais que a reclamação de uma criança ou de adultos possa parecer uma bobagem, pare e escute, analise a situação e procure o atendimento médico.


Ficou com dúvidas? Assista o biólogo André Luís Fernandes falando sobre aranhas

 

André Luís Fernandes é biólogo com especialização em Entomologia Urbana e Saúde Pública, Responsável Técnico da empresa TECPRAG, membro da Sociedade Brasileira Sobre Vetores e Pragas Sinantrópicas (SBVP), da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), da National Pest Manegement Association (USA), entre outras instituições. Atuou como Congressista e Palestrante em diversos eventos da área e idealizou o programa GIP TECPRAG - Gerenciamento Integrado de Pragas.