fbpx

Pragas Urbanas

Caramujo

Caramujos: uma das pragas mais letais

Caramujos são moluscos que vivem na terra e na água, as espécies mais comuns no Brasil são o Caramujo-Gigante-Africano e o Caramujo-de-Aquário. Os caramujos em si não transmitem doenças, o perigo está nos parasitas e microrganismos que vivem neles!

Esses moluscos são uma grande ameaça à saúde pública, por conta de sua extremamente rápida reprodução e disseminação de graves doenças, os caramujos já se tornaram uma calamidade pública por diversas vezes e geraram inúmeras mortes.

Os caramujos são o segundo animal que mais causa mortes no mundo. Perdendo apenas para os mosquitos, os moluscos tiram mais de 10 mil vidas todos os anos.

As doenças mais comuns transmitidas pelos caramujos são a Esquisotossomose, Fasciolose e Meningite Eosinofílica. Todas essas enfermidades possuuem um potencial mortal alto e necessitam de tratamento urgente para salvar a vida da vítima.

Uma ameaça recorrente: como evitar os caramujos?

Caramujos são uma das principais preocupações ao adentrar um ambiente vegetado e desconhecido. Esses moluscos gostam de ambientes úmidos, sujos e escondidos para se reproduzirem e se alimentarem tranquilamente. São encontrados principalmente em terrenos baldios e próximos a riachos, córregos e rios.

Ao estar em alguns desses locais de risco é preciso estar equipado com luvas e botas de proteção adequadas, pois suas doenças podem ser transmitidas pelo contato indireto com a mucosa que esses animais deixam por onde passam. É preciso ter muita atenção e cuidado redobrado para se proteger dos caramujos.

É necessário contar com um controle de pragas adequado para combater os caramujos. Por conta de sua acelerada infestação, a prevenção é obrigatória para lidar com esses animais, sua presença contamina todo o ambiente e um trabalho de descontaminação deve ser realizado quando uma infestação ocorre.

Fatos e Curiosidades sobre os caramujos

Esses moluscos precisam ser evitados de maneira eficiente e segura. Para isso ,é necessário conhecer todas as informações sobre essa praga. Conheça agora algumas curiosidades sobre os caramujos:

  • Os caramujos são um dos animais mais lentos da fauna, sua velocidade chega a até 5 metros por hora.
  • Esses moluscos são surdos.
  • Eles possuem 4 antenas, 2 com olhos e outras 2 para ajudar a “sentir” o ambiente.
  • A mucosa gerada pelos caramujos é produzida para facilitar a locomoção do animal, evitando o atrito ao deslizar.
  • Existem registros de que ancestrais dos caramujos já habitavam a terra alguns milhares de anos antes dos dinossauros.
  • Os caramujos possuem um ““. Um músculo se encontra na parte inferior do molusco e facilita a locomoção, agindo como um único pé.
  • Algumas espécies possuem hábitos noturnos.

Esses animais devem ser controlados para garantir a saúde dos seres humanos, é preciso combater os caramujos de forma eficaz a fim de evitar acidentes e mortes. Para isso, deve-se contatar profissionais e realizar trabalhos específicos para o controle dessa praga.

Informações técnicas sobre os caramujos:

Espécie: Moluscos da Classe Gastropoda
Tamanho: 10 a 15 cm
Peso: cerca de 200 g
Ciclo de Vida: 5 a 6 anos
Ninhada/vida: 4
Quantidade: 600 ovos

Pragas Urbanas details