fbpx

Pragas Urbanas

Lagarta

Lagartas: essa praga silenciosa pode estar acabando com suas plantas!

As lagartas são o estágio de larva de mariposas e borboletas, esses insetos herbívoros vivem em meio às plantas dos mais variados tipos, podendo estar presentes tanto em plantas decorativas quanto as que possuem finalidade alimentícia. Essas larvas se alimentam o máximo que conseguem pelo período necessário até que se tornem casulos e se desenvolvam para seu estágio adulto.

Esse processo pode levar até um ano para se completar, nesse período os danos causados pelas lagartas são avassaladores. O prejuízo gerado por esse inseto pode passar a casa das centenas de milhares de reais, não são raros os casos de lagartas que destroem completamente jardins valiosos e irrecuperáveis.

Muitas vezes, em um único dia após a aparição das lagartas, os insetos destroem completamente hortas e jardins domésticos. Pois, nos primeiros momentos de vida, as lagartas se alimentam de maneira mais ativa.

A invasão das lagartas pode parecer inofensiva a princípio, pois os insetos aparecem de forma aparentemente tranquila. Mas em poucos dias, jardins e plantações inteiros são destruídos. Bosques e Praças também podem ser atacados, tendo suas árvores e vegetações prejudicadas.

Como evitar o ataque surpresa das lagartas?

As borboletas e mariposas botam de 25 a 10.000 ovos de forma dispersa em plantações, após 5 a 10 dias esses ovos eclodem no estágio de lagartas. A partir desse ponto, todos as lagartas que nasceram em pontos variados das mesmas plantas começam a se alimentar e erradicar essas plantas.

Os ovos de borboleta são difíceis de localizar, portanto métodos de prevenção são a forma mais segura e eficiente de lidar com as lagartas. Um trabalho eficaz de controle de pragas pode descartar essa possibilidade de invasão e destruição de todos os tipos de plantas.

É preciso realizar um trabalho regular para proteger completamente o ambiente das lagartas, esse trabalho garante a segurança e vitalidade das plantas e pessoas que convivem no local. Esse tipo de atividade deve ser realizada por profissionais capacitados, para evitar acidentes.

Fatos e Curiosidades sobre as lagartas

Mesmo sendo invasoras recorrentes, pouco se sabe sobre as lagartas. Esses insetos de aparência curiosa possuem muito mais informações do que você poderia imaginar, conheça agora alguns fatos sobre as lagartas:

  • As lagartas enxergam seus predadores pela frente e por trás, seus olhos possuem diversas lentes que possibilitam essa visão aguçada.
  • Nem todas s lagartas fazem casulos pendurados nas plantas, algumas os constroem sobre a terra.
  • As lagartas possuem 2 tipos de patas, uma com garras que as ajudam a se fixar nas plantas. E outra com ventosas, que grudam nas superfícies e as auxiliam a não cair.
  • As cores coloridas das lagartas e das borboletas são um aviso aos predadores, pois os insetos podem ser tóxicos e letais.
  • Algumas espécies de lagartas só comem um tipo de folha específico.
  • As lagartas possuem muitos predadores, por isso tentam ficar o mais escondidas que conseguem em meio às folhas.

Esses insetos geram uma infinidade de problemas, por isso devem ser evitados. O controle de pragas adequado pode prevenir e eliminar infestações de lagartas nos mais diversos tipos de ambientes.

Informações técnicas sobre as lagartas:

Espécie: Insetos da Ordem Lepidoptera
Tamanho: 4 a 10cm
Peso:  18 a 25 mg
Ciclo de Vida: cerca de 12 meses
Ninhada/semana: 1
Quantidade: 25 a 10.000 ovos

Pragas Urbanas details