fbpx

Pragas Urbanas

Mosquitos

Mosquitos: os animais que provocam mais mortes no mundo!

Os mosquitos são os insetos mais presentes no dia a dia de todos, porém, o que poucos imaginam é que esse pequeno inseto é o campeão mundial em causar mortes de seres humanos por meio de suas doenças. No Brasil, as doenças mais conhecidas causadas pelos mosquitos são a Dengue, Zika, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Em São Paulo, casos de dengue já são mais que o triplo do número de casos em 2020. E no Brasil todo essa tendência se perpetua.

Algumas outras doenças causadas por mosquitos são a Malária e Febre Oropouche. Todas essas enfermidades chegam aos mosquitos por meio de microrganismos que se espalham por todos os seres vivos picados pelo inseto. Por mais que essas enfermidades apresentem características únicas, os mosquitos apresentam poucas.

Principalmente pelo seu pequeno tamanho, é quase impossível identificar a espécie de um mosquito no ar. É preciso evitar o contato com todos a fim de se proteger, afinal um único mosquito pode ser vetor de mais de uma doença. Por sorte, essa tarefa não é muito complicada, a prevenção é a chave para se combater os mosquitos.

Como combater os mosquitos?

A forma de reprodução de todas as espécies de mosquitos é muito parecida, os insetos depositam seus ovos em recipientes com água parada para que possam se desenvolver até a fase adulta. A forma de prevenção para acabar com os mosquitos é eliminar esses focos de reprodução e assim evitar que mais mosquitos nasçam.

Existem diversos meios de combater esses pontos de proliferação, como adicionar areia aos possíveis focos e remover recipientes expostos que possam se encher de água e se tornar foco de reprodução para os mosquitos.

Todos esses métodos são para evitar a presença desses insetos, porém a prevenção efetiva consiste no controle de pragas profissional contra os mosquitos. O trabalho especializado focado para esse problema garante plena segurança às pessoas da área, combatendo os mosquitos de forma totalmente eficiente.

Fatos e Curiosidades sobre os mosquitos

Os mosquitos são serem bem irritantes e perigosos, que devem ser evitados e combatidos. Mas mesmo sendo causadores de problemas, esses insetos são extremamente curiosos. Confira alguns fatos sobre os mosquitos:

  • Os mosquitos precisam de apenas uma colher de sopa de água para se reproduzirem.
  • O barulho irritante que ouvimos ao deitar é causado por suas asas batendo enquanto voam, e quanto maior o mosquito, mais alto será o som.
  • Os mosquitos são atraídos por cores mais escuras.
  • O período de lua cheia pode aumentar a atividade dos mosquitos em 500%.
  • Somente os mosquitos fêmea picam.
  • Existem cerca de 3.500 espécies de mosquitos no mundo.
  •  Os mosquitos preferem picar pessoas com sangue tipo O.

Apesar de interessantes, os mosquitos são insetos extremamente preocupantes que devem ser evitados. O controle de pragas é a solução ideal para esse problema.

Informações técnicas sobre os mosquitos:

Mosquitos

Espécie: Culicidae
Tamanho: 3 a 4 mm
Peso: 2 a 2,5 mg
Ciclo de Vida: 7 dias
Ninhada/vida: 3 a 5
Quantidade: 60 a 120 ovos

Pragas Urbanas details