Pombo
Pombos: uma das piores pragas urbanas!
Os pombos com certeza são a praga urbana mais comum nos dias de hoje, essa ave pacífica apresenta um enorme perigo para à saúde humana por conta de seu estilo de vida, que a faz transmitir mais de 57 tipos de doenças para humanos e animais de estimação.
Os pombos vivem em busca de ambientes propícios para criarem ninhos e se reproduzirem, esses ambientes geralmente são locais escondidos e próximos de fontes de alimento como árvores e lixeiras. Por conta desses hábitos, os pombos vivem em meio ao lixo e restos orgânicos, isso os faz contrair e disseminar inúmeras doenças.
A Criptococose é uma doença causada por um fungo presente nas fezes dos pombos que, quando inalado, causa graves complicações que levam à morte.
Esses animais são vetores de diversas outras infecções geradas por vírus, bactérias e fungos como a Salmonelose, Meningite e contaminações pelas bactérias E-Coli.
Quando os pombos encontram um ambiente favorável para a construção de um ninho, persistem até conseguirem invadir o local. Isso faz com que infestações de pombos ocorram de maneira rápida e inesperada.
As aves invasoras: como se livrar os pombos?
Apesar de apresentarem um enorme risco para a saúde humana, os pombos possuem importantes funções para o ecossistema e não devem ser assassinados. A lei 9605/98 e o decreto 6514/08 determinam qu proibido e é proibido matar ou perseguir a espécie, sendo um crime passível de pena de até cinco anos de prisão.
Por conta disso, os métodos de combate e prevenção dessa praga consistem em repelir os animais de ambientes propícios. Diversas técnicas podem ser implantadas em janelas, áreas externas de prédios, calhas e telhados para espantar os pombos, porém não são métodos definitivos.
Diversos estudos são realizado para compreender e analisar o comportamento dos pombos. E, aliado à tecnologia, um sistema eletromagnético foi desenvolvido com a capacidade de espantar os animais de maneira permanente sem gerar danos físicos para o ambiente ou para as aves
Fatos e Curiosidades sobre os pombos
Os pombos são personagens do cotidiano das cidades e sempre estão próximos as pessoas, porém não conhecemos muito bem como realmente é a vida dessas aves. Confira agora algumas características e fatos sobre os pombos:
- Pombos podem voar a uma velocidade de 80km/h.
- Pombos têm um único parceiro durante toda a sua vida.
- Há cerca de 250 espécies de pombos espalhadas pelo mundo, mas somente 3 delas foram domesticadas.
- Cada pombo produz cerca de 2,5Kg de fezes por ano. E elas, por serem ácidas, podem promover a corrosão de pinturas, superfícies metálicas e monumentos.
- Em locais onde os pombos são alimentados, ocorre proliferação de ratos, baratas e moscas devido às sobras de alimentos que ficam no chão e às fezes que atraem moscas.
- Estudos demonstram que a orientação dos pombos é feita por percepção do campo magnético da Terra, contendo provavelmente magnetita na constituição do seu bico.
- Essas aves têm um ciclo de vida de 3 a 5 anos nas cidades e, aproximadamente, 15 anos em meios silvestres.
Conhecidos até como “ratos com asas”, os pombos apresentam inúmeros danos e perigos e o contato com eles deve ser evitado. Por isso, é estritamente necessário contar com métodos de controle de pragas contra essas aves
Informações técnicas sobre os pombos:
Pombos
Espécie: Collumba livia
Tamanho: 28 a 38 cm
Peso 240 a 380 g
Ciclo de Vida: 6 anos
Ninhada/ano: 4 a 6
Quantidade: 1 a 2 ovos